27 de março de 2008

Bridgestone visa melhor rendimento dos slicks


Se tudo der certo finalmente os pneus slicks estarão de volta na Fórmula 1.

Hirohide Hamashima, diretor de desenvolvimento da Bridgestone, afirmou nesta quinta-feira (27) que a empresa busca soluções para os problemas de aquecimento apresentados pelos pneus slicks durante os testes da F-1, no ano passado, em Jerez de la Frontera, na Espanha.

A idéia da fabricante é inserir os compostos lisos já na temporada de 2009. No próximo mês, entre os dias 14 e 17, os times novamente irão treinar com compostos slicks, mas, desta vez, em Barcelona.

"Estamos estudando uma solução para os problemas apresentados pelos compostos. Nos queremos checar melhor o aquecimento de nossos pneus, porque testamos no inverno e enfrentamos problemas com isso. Muitos pilotos reclamaram da temperatura dos compostos", declarou Hamashima.

"Os pneus demoraram a aquecer e isso causou um desequilíbrio nos carros, principalmente porque os pneus traseiros aqueceram mais rapidamente. E, depois de duas ou três voltas, os dianteiros ainda estavam frios e os traseiros quentes. Essa diferença tornou a vida dos pilotos mais difícil", explicou.

Embora o regulamento de pneus para 2009 ainda tenha sido aprovado, o japonês acredita que a empresa nipônica irá fornecer quatro tipos diferentes de slicks às equipes durante toda a temporada. Além disso, Bridgestone pensa em colocar marcas fluorescentes durante a etapa de Cingapura deste ano, que será realiza à noite, em setembro.

Após ensaios em Jerez, a maioria dos pilotos aprovou o uso dos pneus slicks, porém muitos também se queixaram da diferença de temperatura apresentada pelos compostos. Na época, à revista "Autosport", David Coulthard se mostrou preocupado com o problema de aquecimento.

"Fiquei preocupado com a diferença de temperatura entre os carros, principalmente em treinos classificatórios", falou o escocês. "Conversei com alguns pilotos sobre isso e todos dividiram a mesma opinião de que sem os aquecedores de pneus, quando o carro sai à pista e com outros já em voltas rápidas, é muito assustador. Existe uma enorme diferença de velocidade", acrescentou.

O Grande Prêmio, que apurou a notícia dos testes dos pneus slicks no fim do ano passado, também soube que a Bridgestone já definiu um terceiro e tido como decisivo teste para junho ou julho.

Fonte: Grande Prêmio

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