17 de junho de 2008

Barrichello e Button desempregados?

Em entrevista à edição desta semana da revista eletrônica “GP Week”, Nick Fry deixou claro que Jenson Button e Rubens Barrichello não estão mais garantidos na Honda a partir do ano que vem.

O pacote atrativo que se tornou a equipe, com a chegada do diretor-técnico Ross Brawn, e as mudanças radicais do regulamento, que anulará a atual desvantagem em relação às outras escuderias, são os motivos alegados pelo chefão da Honda para a possibilidade de contratar pilotos mais competitivos.

Outro motivo para a montadora buscar novos horizontes é que Button, dono de um assento cativo desde 2003 – quando o nome ainda era BAR, por causa da parceria com a empresa inglesa BAT –, e Barrichello, que quebrou na Turquia o recorde de presenças na categoria, terão seus contratos finalizados no fim deste ano e amargam a segunda temporada consecutiva mais perto dos lanternas que dos ponteiros na classificação do campeonato.

“Estamos com a mente aberta no momento e nossos pilotos estão cientes disso. Claro que, quando você tem um chefe de equipe e guru técnico como o Ross [Brawn] na equipe, ficamos mais atrativos do que antes, e a mudança nas regras para a próxima temporada dá a times, como o nosso, uma grande oportunidade”, afirmou o engenheiro, executivo-chefe da divisão de F-1 da marca.

A Honda investe pesado no desenvolvimento do carro de 2009, que terá, entre suas mudanças mais significativas, a introdução do KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), uma restrição da aerodinâmica (para evitar "chifres" e afins), e o retorno dos pneus lisos, ou slicks.

Reprodução

Fry dá a entender que Honda não está mais satisfeita com sua dupla atual e Danica (no alto) vira opção


“Espero que consigamos tirar vantagem disso. No momento, não estamos com poucas ofertas”, continuou Fry, que, querendo ou não, pretende aproveitar o vínculo da Honda com Danica Patrick, estrela da F-Indy, para colocar a norte-americana em um de seus carros no fim do ano.

"Antes de tudo, quero dizer que isso não é algo promocional. Acho que nenhum de nós está interessado nisso, pois é muito caro correr apenas por diversão", justificou Fry, que revela a intenção de avaliar Patrick não só uma vez.

"Um teste só não é suficiente. Dois dias de testes é a melhor coisa, pois o primeiro é para entender o carro, os sistemas, as forças G e de freada. Então, o primeiro é de exploração e o segundo de partir para o negócio. É a melhor maneira de se fazer as coisas", completou.

Além do interesse em Danica, a Honda dispõe de um grupo de pilotos jovens - Luca Filippi e Mike Conway, ambos pilotos da GP2 -, sem contar Alexander Wurz, piloto de testes, como outras opções para a próxima temporada.

Fonte: Grande prêmio


Acho que é até possível que isso aconteça, com o orçamento que a Honda tem é compreensível que a falta de resultados aborreça os dirigentes da equipe Japonesa.
Apesar de Barrichello ser um grande "desenvolvedor" de carros, acho que uma equipe que pretende ser uma das grandes do grid precisa mesmo de pilotos Top ou pelo menos jovens revelações.

2 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Acho que será uma perda para a Honda a não permanencia de Barrichello. A experiencia conta muito para o desenvolvimento de uma equipe.

Abraços!

Leandro Montianele

Anônimo disse...

Barrichello não vai sair da Honda, Ross Brawn decidiu ir pra Honda por causa de Rubens, alen disso ele desenvolvi carros junto com a Honda e ainda é um grande piloto.