23 de junho de 2008

Gp da França - Magny Cours

Pois é amigos, enquanto os pilotos e amantes da F1 estavam viajando nas curvas de Magny Cours eu estava passeando pelas esburacadas estradas do interior do Espírito Santo, foi uma tristeza ver o relogio marcando 9:00 horas e não poder assisitr a corrida, mas tudo bem, fica pra próxima.

Mesmo sem trer assistido deixo aqui uns comentários:

Primeiro parabéns ao Felipe Massa, pelo visto esta contando tambem com a sorte necessária paras e tornar um grande campeão mundial, já estou acostumado com a idéia de ver Massa como o campesão de 2008.


Não posso também deixar de parabenizar Nelsinho Piquet pelos primeiros pontos na F1, como torcedos me sinto um pouco aliviado por ele ter cumprido o que prometeu: corriads melhores na europa, agora é torcer para que a boa fase continue.

No próximo GP assito e comento sem falta.

Abraço a todos

17 de junho de 2008

Barrichello e Button desempregados?

Em entrevista à edição desta semana da revista eletrônica “GP Week”, Nick Fry deixou claro que Jenson Button e Rubens Barrichello não estão mais garantidos na Honda a partir do ano que vem.

O pacote atrativo que se tornou a equipe, com a chegada do diretor-técnico Ross Brawn, e as mudanças radicais do regulamento, que anulará a atual desvantagem em relação às outras escuderias, são os motivos alegados pelo chefão da Honda para a possibilidade de contratar pilotos mais competitivos.

Outro motivo para a montadora buscar novos horizontes é que Button, dono de um assento cativo desde 2003 – quando o nome ainda era BAR, por causa da parceria com a empresa inglesa BAT –, e Barrichello, que quebrou na Turquia o recorde de presenças na categoria, terão seus contratos finalizados no fim deste ano e amargam a segunda temporada consecutiva mais perto dos lanternas que dos ponteiros na classificação do campeonato.

“Estamos com a mente aberta no momento e nossos pilotos estão cientes disso. Claro que, quando você tem um chefe de equipe e guru técnico como o Ross [Brawn] na equipe, ficamos mais atrativos do que antes, e a mudança nas regras para a próxima temporada dá a times, como o nosso, uma grande oportunidade”, afirmou o engenheiro, executivo-chefe da divisão de F-1 da marca.

A Honda investe pesado no desenvolvimento do carro de 2009, que terá, entre suas mudanças mais significativas, a introdução do KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), uma restrição da aerodinâmica (para evitar "chifres" e afins), e o retorno dos pneus lisos, ou slicks.

Reprodução

Fry dá a entender que Honda não está mais satisfeita com sua dupla atual e Danica (no alto) vira opção


“Espero que consigamos tirar vantagem disso. No momento, não estamos com poucas ofertas”, continuou Fry, que, querendo ou não, pretende aproveitar o vínculo da Honda com Danica Patrick, estrela da F-Indy, para colocar a norte-americana em um de seus carros no fim do ano.

"Antes de tudo, quero dizer que isso não é algo promocional. Acho que nenhum de nós está interessado nisso, pois é muito caro correr apenas por diversão", justificou Fry, que revela a intenção de avaliar Patrick não só uma vez.

"Um teste só não é suficiente. Dois dias de testes é a melhor coisa, pois o primeiro é para entender o carro, os sistemas, as forças G e de freada. Então, o primeiro é de exploração e o segundo de partir para o negócio. É a melhor maneira de se fazer as coisas", completou.

Além do interesse em Danica, a Honda dispõe de um grupo de pilotos jovens - Luca Filippi e Mike Conway, ambos pilotos da GP2 -, sem contar Alexander Wurz, piloto de testes, como outras opções para a próxima temporada.

Fonte: Grande prêmio


Acho que é até possível que isso aconteça, com o orçamento que a Honda tem é compreensível que a falta de resultados aborreça os dirigentes da equipe Japonesa.
Apesar de Barrichello ser um grande "desenvolvedor" de carros, acho que uma equipe que pretende ser uma das grandes do grid precisa mesmo de pilotos Top ou pelo menos jovens revelações.

8 de junho de 2008

GP do Canadá

Já esta meio tarde para fazer um "review" sobre o GP do Canadá, todo mundo já fez e eu acabaria caindo no óbvio, falaria o mesmo que todo mundo disse e ninguém quer ler a mesma coisa várias vezes.
Mas alguma coisas do Grande Prêmio não poderiam passar em branco, e mesmo sendo repetitivo eu vou falar:

1º Lewis Hamilton seguindo os passos do pai.
Parece que Hamilton não gostou da atenção que seu pai teve essa semana após um acidente de trânsito e resolver fazer igual. A imagem grotesca protagonizada por Lewis hoje não foi mais do que isso, um simples acidente de trânsito, o "motorista" da frente parou no sinal e o de trás estava distraído, mas para o alívio de Haikkonen, quem bate a trás paga a conta.

2º Massa.
Massa foi muito prejudicado pela lambança da Ferrari no pit foi obrigado a fazer uma grande corrida, andou quase que o tempo todo em ritmo de classificação, mas uma coisa foi impressionante demais: A ultrapassagem que fez em Barrichello e Kovalainen ao mesmo tempo, no grampo foi absolutamente genial, só essa ultrapassagem já valeu sua temporada inteira, pode ser campeão ou não, para mim 2008 vai ser o ano da ultrapassagem genial de Massa.

3º O resto.
Ainda poderia falar da grande corrida de Rubinho, o abandono de Nelsinho e Alonso, o grande pódium de Colthard, a primeira vitória de Kubica (um ano depois de uma batida incrível na mesma pista) que também foi a primeira vitória da BMW e com direito a dobradinha. Poderia falar da batida óbvia de Nakagima dentro dos boxes (que só ele não percebeu que iria acontecer), mas sobre tudo isso muita gente já falou, não estou aqui para ser repetitivo.

Resumindo, a corrida foi muito boa, com muitas ultrapassagens, momentos inusitados e a vitória de um piloto que já estava no quase há muito tempo e estava merecendo.
Ah... eu já mencionei a ultrapassagem do Massa?

6 de junho de 2008

Canadá - Fim do primeiro dia de treinos

Acabou agora a segunda sessão de treinos livres para o GP do Canadá.

Ao final do primeiro dia de treinos nenhuma grande novidade, e nem poderia, as equipes ainda estão se ajustando e no sábado é que as coisas ficam mais definidas.

No treino da manhã os pilotos andaram pouco, a pista só estava seca nos últimos 20 minutos de teino, mas a tarde pista seca o tempo todo.

O melhor tempo ficou com Lewis Hamilton, Kubica mais uma vez andou forte e ficou com o segundo lugar, Massa ficou em quinto.

A Renault deixou Nelsinho na mão logo no início do treino e ele ficou com a última posição, Alonso também foi atrapalhado pelo carro e ficou em 17°, o espanhol não deve estar nada feliz.

Amanhã a Classificação começa as 14:00 sera que Kimi ou Massa vão ficar com a histórica pole position de número 200 da Ferrari nesse fim de semana?

4 de junho de 2008

Será?

Revista bota DC na Renault e Nelsinho na TR


A revista suíça “Motosport Aktuell” publicou em sua edição desta semana que as equipes Renault, Red Bull (que utiliza propulsores franceses) e Toro Rosso fariam um troca-troca de pilotos após o GP do Canadá de F-1.

Nelsinho Piquet, David Coulthard e Sebastian Vettel estariam na jogada. A princípio, o brasileiro cederia a vaga para o escocês, enquanto o alemão seria promovido a piloto da “matriz”, deixando o cockpit da Toro Rosso para o filho do tricampeão Nelson Piquet.

A série de mudanças tem um motivo: fazer Piquet desenvolver-se como piloto sem a pressão que recebe na Renault, uma equipe de ponta. Com isso, Vettel também se daria bem, já que assumiria o lugar de Coulthard – este, sim, assumindo o papel de “tampão”.

E estas alterações seriam mantidas em 2009, com Coulthard se aposentando e deixando a Renault no fim do ano – abrindo uma vaga na escuderia francesa. “Nada é impossível”, encerrou a publicação, fazendo alusão a um slogan de uma famosa fabricante de materiais esportivos.

O Grande Prêmio informou dias atrás que Takuma Sato é quem pode assumir a vaga de Piquet na Renault caso o brasileiro não apresente resultado satisfatório nas etapas do Canadá e da França.

Fonte: Grande Prêmio

Até gostei da idéia, tiraria a pressão do Nelsinho, daria uma oportunidade melhor ao Vettel e encaixaria o Coulthard em algum lugar até ele resolver se aposentar.

3 de junho de 2008

Ainda não foi dessa vez...

Parece que o tarado chefão da FIA Max Mosley escapou da forca, hoje em Paris ele conseguiu a maioria dos 177 votos, garantindo sua permanência até o fim do mandato.

Mosley, no entanto, divulgou que não concorrerá a re-eleição do cargo de presidente da FIA para 2009 e vai ocupar seu tempo garantindo o sucesso do esporte a longo-prazo.

Para colocar mais lenha na fogueira, Bernie Ecclestone o Manda Chuva da F1 deu entrevista dizendo que está 100% seguro de que Mosley se candidatará a re-eleição apesar do que disse.

2 de junho de 2008

Estou de volta!

Após mais de um mês sem atualizações (por falta de tempo mesmo) estou de volta e vou tentar manter o ritmo original de atualizações diárias.
Para o retorno dos posts, nada melhor que continuar de onde parei, o assunto do último post (Nelsinho Piquet).
Pois é, parece que minhas expectativas em relação ao filho do tri-campeão estavam erradas, ele não conseguiu mesmo mostrar a que veio e ainda não foi nem sombra do piloto vitorioso das categorias em que passou. Não acredito que Nelsinho seja substituido ainda em 2008 (mas ja errei antes), mas se não mostrar resultados logo tenho certeza que em 2009 não correrá pela Renault.

Só resta torcer, para que não seja mais uma das promessas que não vingaram na F1.