Se tudo der certo finalmente os pneus slicks estarão de volta na Fórmula 1.
Hirohide Hamashima, diretor de desenvolvimento da Bridgestone, afirmou nesta quinta-feira (27) que a empresa busca soluções para os problemas de aquecimento apresentados pelos pneus slicks durante os testes da F-1, no ano passado, em Jerez de la Frontera, na Espanha.
A idéia da fabricante é inserir os compostos lisos já na temporada de 2009. No próximo mês, entre os dias 14 e 17, os times novamente irão treinar com compostos slicks, mas, desta vez, em Barcelona.
"Estamos estudando uma solução para os problemas apresentados pelos compostos. Nos queremos checar melhor o aquecimento de nossos pneus, porque testamos no inverno e enfrentamos problemas com isso. Muitos pilotos reclamaram da temperatura dos compostos", declarou Hamashima.
"Os pneus demoraram a aquecer e isso causou um desequilíbrio nos carros, principalmente porque os pneus traseiros aqueceram mais rapidamente. E, depois de duas ou três voltas, os dianteiros ainda estavam frios e os traseiros quentes. Essa diferença tornou a vida dos pilotos mais difícil", explicou.
Embora o regulamento de pneus para 2009 ainda tenha sido aprovado, o japonês acredita que a empresa nipônica irá fornecer quatro tipos diferentes de slicks às equipes durante toda a temporada. Além disso, Bridgestone pensa em colocar marcas fluorescentes durante a etapa de Cingapura deste ano, que será realiza à noite, em setembro.
Após ensaios em Jerez, a maioria dos pilotos aprovou o uso dos pneus slicks, porém muitos também se queixaram da diferença de temperatura apresentada pelos compostos. Na época, à revista "Autosport", David Coulthard se mostrou preocupado com o problema de aquecimento.
"Fiquei preocupado com a diferença de temperatura entre os carros, principalmente em treinos classificatórios", falou o escocês. "Conversei com alguns pilotos sobre isso e todos dividiram a mesma opinião de que sem os aquecedores de pneus, quando o carro sai à pista e com outros já em voltas rápidas, é muito assustador. Existe uma enorme diferença de velocidade", acrescentou.
O Grande Prêmio, que apurou a notícia dos testes dos pneus slicks no fim do ano passado, também soube que a Bridgestone já definiu um terceiro e tido como decisivo teste para junho ou julho.
Fonte: Grande Prêmio
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